Fazemos uma visita, avaliamos seus controles e procedimentos e após uma breve apresentação indicamos melhorias

PORQUE NO FINAL DO MÊS NÃO SEI PRA ONDE FOI O DINHEIRO ?
PORQUE NAO CONSIGO POUPAR PARA AS MANUTENÇÕES PREVENTIVAS?
PORQUE ESTOU SEMPRE COM DÍVIDAS ?

Essas e outras questões serão respondidas na apresentação do Diagnóstico

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Por que realizar um diagnóstico empresarial   (fonte: site contaazul)

Ao iniciar as atividades, o gestor elabora uma estratégia em seu planejamento do negócio. Mas ao longo dessa jornada empreendedora, é preciso revisitar e adequar esse plano. A razão é simples de entender: nem tudo acontece conforme o previsto. Ainda que execute à risca e com bons resultados as ações que planejou, uma empresa está sujeita a variáveis externas difíceis de controlar. A crise é sempre exemplo. Por mais que o empreendedor espere por um cenário adverso, raramente se prepara para longos períodos de retração econômica, aumento na inflação e queda no consumo, que resultam em maiores gastos e menores receitas.
 

Mas o instrumento não é válido apenas para momentos negativos. Se o diagnóstico empresarial revelar resultados satisfatórios, abre-se o caminho para a tomada de decisões importantes, cujo objetivo será o crescimento e expansão dos negócios.

Não se pode negar, contudo, que garantir a sobrevivência da empresa é uma das principais razões para realizar uma avaliação desse tipo. Se ela é feita com certa frequência, aumentam as chances de problemas graves serem identificados de forma precoce. E tal qual acontece quando uma doença é detectada, quanto antes isso ocorrer, maior é a probabilidade de o tratamento dar certo.

Entre os potenciais problemas de gestão, um diagnóstico empresarial pode revelar que:

  • faturamento vai bem, mas o lucro, não
  • Falhas nos processos comprometem a produtividade
  • As ações de pós-venda e fidelização são insuficientes
  • Há perda de mercado para a concorrência
  • Os gastos estão próximos ou até superando as despesas
  • Há uma rotatividade muito alta entre os colaboradores
  • Pedidos de orçamentos não são respondidos
  • Há desorganização e perdas no estoque
  • Máquinas e equipamentos encontram-se defasados

Esses são só alguns exemplos de situações evidenciadas a partir de um diagnóstico e que demandam ajustes e correções. Ao aplicar o método na sua empresa, tenha a certeza de que, para cada erro identificado, há pelo menos uma causa e uma solução.

Como fazer o diagnóstico na empresa

As ferramentas úteis para o diagnóstico empresarial são diversas. Uma delas você certamente já usa no dia a dia. Estamos falando do fluxo de caixa, que se bem elaborado pode dizer muito sobre a saúde financeira do negócio, indicando, por exemplo, se é hora de realizar investimentos ou de buscar empréstimo para quitar débitos.
 

Um brainstorming (tempestade de ideias) com sua equipe também pode ser útil não apenas para identificar oportunidades de melhorias, como descobrir novas soluções para os problemas. Diferentes técnicas podem ser utilizadas para fomentar o debate entre os colaboradores.
 

Uma boa forma de diagnosticar o potencial da empresa perante o mercado se dá através da Análise SWOT, que em português foi rebatizada como FOFA, sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A ideia central é identificar os pontos fortes e fracos do negócio, propondo melhorias e qualificando processos para tornar-se mais competitivo.
 

Outra opção, a partir dos problemas identificados, é estabelecer uma ordem de resposta a eles. Qual é o mais urgente? E o mais grave? A Matriz GUT e outras ferramentas de priorização de tarefas ajudam nesse sentido.
 

Perceba com esses exemplos que metodologias não faltam, com dinâmicas e complexidades diferentes. Se preferir, pode elaborar o próprio diagnóstico, ou seja, fazer a si mesmo perguntas de avaliação sobre o passado, o presente e o futuro da empresa. Para chegar até aqui, ocorreu tudo dentro do planejado? Estou onde quero, motivado e feliz com os resultados? No longo prazo, o que espero? São exemplos de questões dentro da reflexão proposta.


Embora qualquer movimento de diagnóstico seja melhor do que nenhum, essa é uma forma subjetiva de buscar soluções, já que exigirá respostas imparciais e não contará com uma visão de fora, nem mesmo para a proposição de um questionário padrão. Se a sua intenção for essa, o modelo de diagnóstico empresarial a seguir será bastante útil.

Modelo de diagnóstico PRACONTABIL

Ao longo dos vários projetos de implantação de sistemas de gestão integrada em médias e grandes empresas, desenvolvemos uma expertise própria. As técnicas utilizadas nas grandes empresas foram aprimoradas para diminuir o tempo das etapas do diagnóstico para micro e pequenas empresas. Contamos com pessoal altamente qualificado para realizar em tempo bastante curto o levantamento das necessidade e em seguida elaboramos um Plano de Ação a ser executado e acompanhado de perto pela PRACONTABIL.

 

Em pouco tempo a empresa obtém todos os relatório aplicados à grandes empresas, adptados para cada porte dos nossos clientes, tais como ORÇAMENTO ANUAL, FLUXO DE CAIXA, DRE e BALANÇO GERENCIAL, tudo com linguagem simples e objetiva.

 

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